Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSC
O Governo de Santa Catarina inaugurou nesta quinta-feira, 25, o novo Complexo de Saúde Mental Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande. O espaço recebeu investimento superior a R$ 16 milhões e oferecerá atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O início dos atendimentos está previsto para agosto.
Durante o ato, o governador Jorginho Mello também anunciou a formalização de um termo aditivo ao Contrato de Gestão do hospital para garantir o custeio dos novos espaços disponibilizados. A nova estrutura representa um importante reforço à rede pública de atenção em saúde mental, ampliando o acesso dos catarinenses a tratamentos especializados e humanizados.
“Estamos investindo na saúde em Santa Catarina e fazendo o que não foi feito nos últimos 30 anos. Melhorando as estruturas dos hospitais, habilitando novos serviços e já realizamos mais de um milhão e quatrocentas mil cirurgias. Isso é dar prioridade a uma área tão importante que cuida da saúde dos catarinenses. Esse hospital aqui de Praia Grande é um exemplo dessa parceria com associação responsável pela gestão. Esses investimentos estão permitindo atender mais e melhor a população aqui do Sul do Estado”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Com 3,6 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 60 leitos, sendo 30 destinados à psiquiatria, o prédio foi planejado para fortalecer a rede de atenção em saúde mental catarinense, em um cenário de aumento da demanda por assistência na especialidade.
“Hoje foi dado um importante passo para a saúde mental catarinense. Um avanço viabilizado pelo Estado que terá impacto direto e positivo em muitas vidas. Trata-se de uma estrutura moderna e totalmente qualificada para acolher e cuidar de quem precisa, garantindo mais dignidade aos pacientes. O Hospital de Praia Grande é um parceiro do Estado, e seguiremos com esse apoio, fazendo a diferença para a população do Sul”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Humanização como princípio do tratamento
A estrutura contará com espaços voltados ao acolhimento, à convivência e ao desenvolvimento de atividades que contribuem para a recuperação e reinserção social. Entre os ambientes disponíveis estão academia, auditório com capacidade para 120 pessoas e estrutura para cinema, além de terraço com vista para os cânions da região.
“Cuidar da saúde mental vai muito além do tratamento clínico. Por isso, projetamos um espaço que valoriza a dignidade humana, o convívio social e o desenvolvimento de atividades que ajudam na recuperação dos pacientes. Queremos que cada pessoa acolhida aqui encontre um ambiente seguro, respeitoso e preparado para contribuir efetivamente com sua reabilitação e reinserção social”, ressaltou o diretor da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves.
A proposta terapêutica inclui ainda oficinas e atividades complementares, como yoga, musicalização, contação de histórias e outras práticas voltadas ao bem-estar físico e emocional dos pacientes. O complexo contará também com consultórios para atendimentos individuais, salas para atividades coletivas e alas masculina e feminina separadas.

Geração de empregos e fortalecimento da rede de saúde
A entrada em operação da nova unidade deve impulsionar a geração de empregos na região. A previsão é de contratação de aproximadamente 100 novos colaboradores, acompanhando a implantação dos serviços.
“Esse investimento impulsionará vagas de emprego indiretas em serviços, transporte e habitação. Gerar emprego na saúde fixa o cidadão na sua região e atrai investimentos para o município. Além disso, economizamos recursos públicos com o transporte de pacientes e poupamos as famílias do desgaste de longas viagens para grandes centros. Fortalecer a saúde no interior é garantir desenvolvimento com justiça social”, afirmou o presidente da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Idalino Higino Bongiolo.
A equipe multidisciplinar será composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, massoterapeutas e outros especialistas, fortalecendo a oferta de atendimento integral aos pacientes.
Texto: Patricia Lemos/ Assessoria de imprensa do HNSF
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no instagram @saude.sc
Saúde Saúde em Obras: Hospital e Maternidade Jaraguá avança com ampliação dos Prontos Atendimentos Infantil e Obstétrico
Saúde Governo de Santa Catarina amplia acesso a cirurgias plásticas reparadoras e reduz fila de espera
Saúde Estado debate aperfeiçoamento dos consórcios para ampliar atendimentos e reduzir tempo de espera por procedimentos
Saúde Hospital Regional Ruth Cardoso amplia oferta de exames para diagnósticos de doenças do trato urinário
Saúde Hospital Regional do Oeste registra recorde histórico em doação de leite humano
Saúde Governo do Estado planeja novas edificações da Maternidade Darcy Vargas e do Hospital São José em Joinville Mín. 3° Máx. 17°
Mín. 4° Máx. 20°
Tempo limpoMín. 6° Máx. 22°
Parcialmente nublado