Quinta, 25 de Junho de 2026
(48) 3438-0066
Saúde Saúde

Governo do Estado entrega Complexo de Saúde Mental em Praia Grande e viabiliza início dos atendimentos

Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSCO Governo de Santa Catarina inaugurou nesta quinta-feira, 25, o novo Complexo de Saúde Mental Nossa Senhora de Fátim...

25/06/2026 17h32
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSC

O Governo de Santa Catarina inaugurou nesta quinta-feira, 25, o novo Complexo de Saúde Mental Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande. O espaço recebeu investimento superior a R$ 16 milhões e oferecerá atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O início dos atendimentos está previsto para agosto.

Durante o ato, o governador Jorginho Mello também anunciou a formalização de um termo aditivo ao Contrato de Gestão do hospital para garantir o custeio dos novos espaços disponibilizados. A nova estrutura representa um importante reforço à rede pública de atenção em saúde mental, ampliando o acesso dos catarinenses a tratamentos especializados e humanizados.

“Estamos investindo na saúde em Santa Catarina e fazendo o que não foi feito nos últimos 30 anos. Melhorando as estruturas dos hospitais, habilitando novos serviços e já realizamos mais de um milhão e quatrocentas mil cirurgias. Isso é dar prioridade a uma área tão importante que cuida da saúde dos catarinenses. Esse hospital aqui de Praia Grande é um exemplo dessa parceria com associação responsável pela gestão. Esses investimentos estão permitindo atender mais e melhor a população aqui do Sul do Estado”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Com 3,6 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 60 leitos, sendo 30 destinados à psiquiatria, o prédio foi planejado para fortalecer a rede de atenção em saúde mental catarinense, em um cenário de aumento da demanda por assistência na especialidade.

“Hoje foi dado um importante passo para a saúde mental catarinense. Um avanço viabilizado pelo Estado que terá impacto direto e positivo em muitas vidas. Trata-se de uma estrutura moderna e totalmente qualificada para acolher e cuidar de quem precisa, garantindo mais dignidade aos pacientes. O Hospital de Praia Grande é um parceiro do Estado, e seguiremos com esse apoio, fazendo a diferença para a população do Sul”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Humanização como princípio do tratamento

A estrutura contará com espaços voltados ao acolhimento, à convivência e ao desenvolvimento de atividades que contribuem para a recuperação e reinserção social. Entre os ambientes disponíveis estão academia, auditório com capacidade para 120 pessoas e estrutura para cinema, além de terraço com vista para os cânions da região.

“Cuidar da saúde mental vai muito além do tratamento clínico. Por isso, projetamos um espaço que valoriza a dignidade humana, o convívio social e o desenvolvimento de atividades que ajudam na recuperação dos pacientes. Queremos que cada pessoa acolhida aqui encontre um ambiente seguro, respeitoso e preparado para contribuir efetivamente com sua reabilitação e reinserção social”, ressaltou o diretor da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves.

A proposta terapêutica inclui ainda oficinas e atividades complementares, como yoga, musicalização, contação de histórias e outras práticas voltadas ao bem-estar físico e emocional dos pacientes. O complexo contará também com consultórios para atendimentos individuais, salas para atividades coletivas e alas masculina e feminina separadas.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Geração de empregos e fortalecimento da rede de saúde

A entrada em operação da nova unidade deve impulsionar a geração de empregos na região. A previsão é de contratação de aproximadamente 100 novos colaboradores, acompanhando a implantação dos serviços.

“Esse investimento impulsionará vagas de emprego indiretas em serviços, transporte e habitação. Gerar emprego na saúde fixa o cidadão na sua região e atrai investimentos para o município. Além disso, economizamos recursos públicos com o transporte de pacientes e poupamos as famílias do desgaste de longas viagens para grandes centros. Fortalecer a saúde no interior é garantir desenvolvimento com justiça social”, afirmou o presidente da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Idalino Higino Bongiolo.

A equipe multidisciplinar será composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, massoterapeutas e outros especialistas, fortalecendo a oferta de atendimento integral aos pacientes.

Texto: Patricia Lemos/ Assessoria de imprensa do HNSF

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:  imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no instagram @‌saude.sc

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários