Quinta, 25 de Junho de 2026
(48) 3438-0066
Saúde Saúde

Saúde em Obras: Hospital e Maternidade Jaraguá avança com ampliação dos Prontos Atendimentos Infantil e Obstétrico

Foto: Victória Lopes/Ascom SESAs obras de ampliação dos Prontos Atendimentos (PAs) Infantil e Obstétrico do Hospital e Maternidade Jaraguá continua...

25/06/2026 16h02
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Victória Lopes/Ascom SES

As obras de ampliação dos Prontos Atendimentos (PAs) Infantil e Obstétrico do Hospital e Maternidade Jaraguá continuam avançando, em Jaraguá do Sul. Com investimento de aproximadamente R$ 7,5 milhões do Governo de Santa Catarina, a expectativa é ampliar em 26 o número de leitos disponíveis. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, visitou a unidade para acompanhar o andamento das melhorias. 

O Pronto Atendimento Infantil receberá 11 novos leitos, passando de 10 para 21, enquanto a emergência obstétrica ganhará 15 leitos, aumentando de 8 para 23. Com as intervenções, também será possível acrescentar cerca de 1,5 mil metros quadrados à área destinada aos atendimentos de urgência e emergência, possibilitando a assistência a aproximadamente 8 mil pacientes por mês. 

“Estamos realizando melhorias em toda a rede de saúde de Santa Catarina, seguindo a orientação do governador Jorginho Mello de ampliar o acesso e os serviços oferecidos. O Hospital Jaraguá é um parceiro nessa missão e, com esses aportes, vamos proporcionar ainda mais a qualidade no cuidado prestado por essa unidade que já é referência”, destacou o secretário Diogo Demarchi.

Executada no Bloco A da instituição, a reforma qualificará a assistência prestada à população da região. O projeto foca na organização inteligente dos espaços, na otimização de recursos e na preparação da estrutura para demandas futuras.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Durante a visita, o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (SES) também conheceu áreas estratégicas da entidade, como a UTI Neonatal, a UTI Pediátrica, a Maternidade e o Centro de Parto Normal. Na ocasião, representantes do Hospital Jaraguá apresentaram novas iniciativas e demandas voltadas à expansão dos setores de terapia intensiva.

“A visita permitiu que o secretário Diogo conhecesse a estrutura e acompanhasse de perto os investimentos que a Secretaria da Saúde está fazendo. Também pôde ver nossos espaços e, principalmente, observar que trabalhamos com seriedade e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. Temos uma expectativa muito grande de crescimento e, com essas obras, poderemos separar as portas de entrada, facilitar o fluxo de atendimento e ampliar o número de leitos”, comentou o Captador de Recursos e Relações Institucionais do Hospital Jaraguá, Edson Willian Piotto.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Atualmente, o Hospital Jaraguá recebe mais de R$ 11 milhões por ano da SES por meio do Programa de Valorização dos Hospitais. Com uma equipe multiprofissional, a unidade é referência na região e oferece diversos serviços especializados, entre eles maternidade, terapia intensiva neonatal e pediátrica, centro cirúrgico, centro de especialidades, medicina nuclear, exames de imagem e análises clínicas.

Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no instagram @saude.sc

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários