Fotos: Divulgação/IMA
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) por meio da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) Joinville, promoveu o Curso Nova Lei de Licenciamento Ambiental, ministrado pelo servidor do Instituto Wagner Cleyton Fonseca. A iniciativa integrou as ações da Academia do Meio Ambiente do IMA, com foco no fortalecimento da capacitação técnica e na disseminação do conhecimento entre as equipes do órgão ambiental.
“Mais do que apresentar as atualizações da legislação, o curso proporcionou um espaço de reflexão técnica e troca de experiências, contribuindo para interpretações mais consistentes e para uma atuação cada vez mais qualificada no licenciamento ambiental”, comentou Wagner.

Realizado na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o encontro contou com amplo apoio da Presidência do IMA e da Procuradoria Jurídica do IMA, reunindo servidores das Coordenadorias Regionais (Codams) de Joinville, Itajaí, Jaraguá do Sul, Blumenau, Mafra e Canoinhas.
A programação foi voltada à análise das atualizações trazidas pela nova legislação de licenciamento ambiental, promovendo debates técnicos sobre os impactos, desafios e perspectivas relacionados à aplicação das mudanças no âmbito da gestão ambiental catarinense.
As atividades da Academia do Meio Ambiente reforçam o compromisso do IMA com a qualificação contínua dos servidores e com o aprimoramento dos processos de licenciamento ambiental, contribuindo para uma atuação cada vez mais eficiente, técnica e alinhada às demandas da sociedade e à proteção dos recursos naturais de Santa Catarina.
Para a coordenadora da Procuradoria Jurídica do IMA, Carolina Ferreira Domingues, a Academia do Meio Ambiente representa um importante avanço institucional. “A formação continuada fortalece a segurança jurídica, amplia a integração entre as equipes e contribui para decisões cada vez mais técnicas e qualificadas na área ambiental”, destaca.
Já o presidente do IMA, Josevan Carmo da Cruz Junior, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da gestão ambiental no estado. “Investir na capacitação dos servidores é investir na melhoria dos serviços prestados à sociedade e na proteção do patrimônio ambiental catarinense”, afirma.

Sobre a Academia do Meio Ambiente do IMA
A Academia do Meio Ambiente tem a finalidade de gerar um ambiente virtual de produção do conhecimento para realizar, promover e organizar cursos, seminários, congressos, simpósios, pesquisas, atividades, estudos e publicações, visando o aprimoramento profissional e cultural dos membros do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e todas as pessoas que acessam os conteúdos da plataforma. Entre as diretrizes gerais estão mecanismos de apoio às estratégias do programa e de geração do conhecimento, estímulo à produção científica e servir como propulsor de talentos do órgão ambiental catarinense.
:: Acesse a plataforma da Academia do Meio Ambiente do IMA aqui
Meio Ambiente No Summit Cidades, Dibea Estadual da Semae destaca protagonismo do Pet Levado a Sério em políticas públicas de proteção animal em Santa Catarina
Meio Ambiente Parceria entre IMA e ACIBr amplia apoio à conservação da fauna na Reserva Biológica Estadual da Canela Preta
Meio Ambiente Semae e IMA lançam plataforma inédita para mapear e monitorar obras no Litoral catarinense
Meio Ambiente Reserva Biológica Estadual da Canela Preta: 46 anos dedicados à conservação da biodiversidade entre Botuverá e Nova Trento
Meio Ambiente Governo de Santa Catarina conclui a primeira etapa do Plano de Transição Energética Justa e apresenta diagnóstico à sociedade civil
Meio Ambiente Parque Estadual da Serra Furada entre Grão-Pará e Orleans completa 46 anos de história em Santa Catarina Mín. 4° Máx. 18°
Mín. 6° Máx. 22°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 17°
Chuva