O município de Criciúma registrou um foco do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue para as pessoas, no mês de janeiro, na grande Próspera. Conforme a gerente da vigilância sanitária do município, Katiane Figueiredo, o número é positivo, mas não afasta a necessidade de manter os cuidados e a participação da população na eliminação de criadouros.
Durante todo o ano de 2025, o município registrou 86 focos do mosquito. “Por isso, as ações de combate e vigilância são contínuas, realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, com monitoramento ativo e medidas de controle vetorial para evitar a proliferação do mosquito”, frisou Katiane.
Em relação aos casos, Criciúma registrou 277 notificações de dengue em residentes do município, sendo que nenhum caso levou a óbito. Segundo a profissional, a maioria dos casos investigados estão relacionados a deslocamento para outras regiões, reforçando a importância tanto da vigilância local quanto do cuidado em viagens. “Dessas notificações, 19 casos foram reagentes, 258 não reagentes, nenhum caso inconclusivo e foram confirmados dois casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município”, compartilhou.
No estado de Santa Catarina, a dengue apresentou em 2025 um cenário de maior preocupação. Katiane destacou que foram identificados dezenas de milhares de focos do mosquito Aedes Aegypti em diversos municípios catarinenses. “Além disso, o estado registrou milhares de casos prováveis de dengue, com óbitos confirmados em nível estadual, variando conforme o período analisado. Esse contexto reforça a necessidade de vigilância permanente e integração entre municípios”, frisou.
Ampliação da vacinação em Santa Catarina
O Governo do Estado ampliou a distribuição da vacina contra a dengue para mais regiões catarinenses, seguindo critérios do Ministério da Saúde e priorizando áreas com maior transmissão. “Na região de Criciúma, ainda não há definição sobre a ampliação da vacinação, porém está prevista uma reunião com o estado para alinhamento e definição das estratégias”, relatou.
Apesar de ser de extrema importância, a vacinação não substitui as ações de prevenção. “A vacinação é uma ferramenta importante para reduzir a incidência da doença, proteger os grupos mais vulneráveis e fortalecer a imunidade coletiva, mas não substitui as ações de combate ao mosquito, que continuam essenciais”, expressou.
Principais cuidados, especialmente no verão
Para prevenir a dengue, é fundamental eliminar os criadouros do mosquito;
Eliminar água parada em baldes, pneus, pratos de plantas e recipientes em geral;
Manter caixas d’água e cisternas bem tampadas;
Tratar piscinas com cloro ou mantê-las cobertas;
Limpar calhas, ralos e bandejas que acumulam água;
Permitir o acesso dos agentes de saúde para vistorias e orientações.
Essas medidas são ainda mais importantes nesta época do ano, quando o calor e as chuvas favorecem a proliferação do mosquito. “A dengue continua sendo uma doença endêmica no Brasil e em Santa Catarina. Em Criciúma, apesar do baixo número de casos autóctones e da ausência de óbitos, a situação exige atenção constante, com a participação ativa da população e a manutenção das ações de vigilância e prevenção”, finalizou Katiane.
Garopaba Idoso é encontrado morto após afogamento em Garopaba
Cidade Governador assinará liberação e pavilhões da Cecrisa serão destinados à Prefeitura de Criciúma
Saúde Animal Mais de 70 animais são castrados na quarta ação do Pet Levado a Sério em Urussanga
Plantão Motorista fica ferido após capotamento em Morro da Fumaça
Luto Morre Neném, um dos integrantes da Banda Matusa
Geral Aumento do abandono de animais preocupa associações durante a temporada de verão em Balneário Rincão Mín. 4° Máx. 18°
Mín. 6° Máx. 22°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 17°
Chuva